terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ENCONTRO DE FAMIÍLIA


  Outro ano e aí vai mais um encontro da Família Battisti no Brasil. O décimo quarto. Não participei a todos, teria sido impossível. Em 2002, quando tudo começou, ainda estava morando na França e nessa época se quer tinha imaginado que algum dia, em 2004, ia parar neste Pais, para me reunir com tantos Battisti, uma multidão inimaginável até mesmo na terra de onde todos nós vimos. Até 2007, por óbvias razões, tanto eu como o Encontro da Família passamos reciprocamente despercebidos. Depois disso veio o meu processo de extradição com quase quatro anos e meio de cadeia. Mas já nesse período alguns Battisti tinham reparado em mim e quando fiquei livre de ir e vir, eles me apanharam durante o Foro Social de Porto Alegre, quando me prestava a tomar a palavra em um debate sobre literatura .

  Impossível esquecer desse momento. A sala lotada, um pelotão de jornalistas na espreita de flagrar o monstro Battisti, a mesa composta de alguns corajosos dispostos a desafiar a provocação que podia chegar a qualquer momento. Foi nesse instante que, em um passo decisivo, Pedrão e Jair Battisti vieram se erguer na minha frente, provocando um murmúrio na sala e a excitação do scoop iminente entre os jornalistas. Nós, da mesa, não tivemos nem tem ainda palavras para descrever o panico que cada um ressentiu frente aos quase dois metros de Pedrão e a não indiferente corpulência de Jair. Foi Pedrão que atacou primeiro em voz alta : “Meu nome é Pedro Battisti. Tenho uma fábrica de móveis que se chamava assim e por causa de você, veja evitar a falência, tive que trocar de nome. A esse ponto o jornalistas estavam com a baba à boca; nós da mesa tentávamos respirar o que ficava de oxigênio na sala. Mas, e sempre tem um 'mas', de repente tudo mudou. O gigante Pedrão sorriu, mostrou-me o livro que tinha em baixo do braço e pediu-me muito gentilmente uma dedicatória. Era o meu primeiro romance publicado no Brasil.

  Esvazia-se a sala, ao final do debate, Pedro e Jair nos convidaram para jantar. Foi em uma das melhores churrascaria de Porto Alegre que eles me contaram sobre o Encontro da Família Battisti que vinha acontecendo cada segundo domingo de janeiro e ao qual gostariam me apresentar.

   Acabo de presenciar, junto com meu irmão e a esposa dele que vêm da Itália cada ano precisamente nessa data e não é por acaso, ao décimo quarto Encontro da Família Battisti em Rodeio Bonito, RS. Como era de se esperar, foi uma grande festa, cheia de abraços, lagrimas de prazer e tante cose buone come si dice da noi.
Aí vêm algumas imagens.
Até a próxima. 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário